
No dia 24 de julho de 2024, aconteceu o Oxê Festival Internacional de Arte Urbana no bairro Horto, em Juazeiro do Norte, CE. Foram mais de 30 artistas selecionades para participar deste evento que a muito tempo eu queria acontecer.
A recepção aconteceu na comunidade Horto que fica aos pés da estátua do Padre Cícero na cidade, além da expectativa da comunidade em receber o festival, também contou com a ansiedade de todas as pessoas que participaram do evento para ver como ficariam as novas pinturas, e foi sucesso.
“Realizei a minha pintura principal no muro da casa do Seu Mariano 63 anos de idade. A criação ficou totalmente livre para uma produção autoral, e assim foi feita. O dono da casa aprovou a pintura e eu resolvi tirar uns registros fotográficos deste momento.” Diz xCHEx.
Ao todo foram 4 dias de festival com uma imersão e diálogo contante com moradores, artistas e com toda a equipe que realizou o festival.







E, no dia 27 foi realizada esta segunda pintura no Festival Oxê, desta vez o trabalho foi feito na casa da Dona Maria Elisabete. Ela pediu para que fosse feito um trabalho em seu muro, mesmo tendo as condições “não tão agradáveis assim” para a pintura. Como não tem tempo ruim e nem paredes perfeitas, a tinta esteve presente mais uma fez na comunidade do Horto.
Para a pintura foi utilizada a referência do Soldadinho do Araripe – um pássaro presente e referência da região da Chapada do Araripe. No término da pintura, a Dona Elisabete gostou demais da feitura do trabalho e disse que: “Agora a minha casa faz parte do festival.”
Por mais momentos e trocas tão reais e sinceras como estas.






E no último dia do Oxê Festival foi realizada a terceira pintura, desta vez o local escolhido foi na Cozinha Comunitária localizado dentro da comunidade do Horto. A liberdade também foi oferecida de tal maneira que, as cores, as formas e a vontade de pintura neste espaço fluíram lindamente e energeticamente potente, fazendo com que o espaço recebesse mais cores e outras interpretações.
Mais uma vez, gostaria de agradecer a todas as pessoas que realizaram e organizaram o Oxê Festival Agradeço demais ao Samuel Quixote (idealizador do festival) por toda atenção e dedicação real para com o festival. Com certeza um dos melhores festivais de arte urbana existentes no país.

